Copacabana 

 É considerado um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. Tem o apelido de Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul. Faz limites com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá.

Mundialmente famosa por conta da sua queima de fogos, a praia de Copacabana é muito mais do que o palco do maior Réveillon do mundo.

A praia mais icônica do país é um dos principais atrativos do Rio de Janeiro e seu mar de águas calmas, esverdeadas e geladas são um verdadeiro refúgio para amenizar o calorão que faz na cidade, principalmente durante o verão.

História

A fama de Copacabana começou pelo ano de 1930, quando o bairro possuía uma aura poética e uma grande tradição boêmia. Não foi à toa que serviu de inspiração para diversas poesias, músicas e citações em livros.

De onde veio o nome

Existe várias suposições para a origem do nome Copacabana, que batizou a praia mais famosa do Rio de Janeiro. A primeira diz que o termo vem da língua quíchua falada pelo antigo império inca, que significa “lugar da luz”, “praia azul” ou “ponto de vista azul”. Outras fontes apontam que o termo se originou da língua aimara usada na Bolívia, que significa “olhar do lago”.

.

Onde fica e como chegar em Copacabana

Copacabana fica na zona sul da cidade. O aeroporto mais próximo é o Santos Dumont, que fica a aproximadamente 10 km de distância. Já o aeroporto internacional do Galeão está bem mais distante, cerca de 30 km. Ou seja, se você está vindo de avião e puder escolher, prefira o aeroporto Santos Dumont.

O bairro tem diversas opções de transportes público, como metrô e ônibus. Entretanto, chegar até Copa de Uber/táxi ou carro alugado é super fácil.

Sobre a praia

Essa é a praia com mais estrutura na cidade.

No total do leme ao Forte são 6 postos.

Em Copacabana ficam os postos 3, 4, 5 e 6.

Toda a extensão da orla possui diversas opções de quiosques, bares, restaurantes com diversos tipos de culinárias.

Muitos quiosques oferecem almoço e possuem música ao vivo durante o dia e à noite. Diversão pelo calçadão de Copacabana é o que não vai faltar.

O calçadão com ondas desenhadas em pedras portuguesas foi projetado pelo paisagista Burle Max e é mais uma marca registrada da princesinha do mar.

As esculturas nas areias de Copacabana também são famosas e irresistíveis para fotografia. Os artistas fazem as esculturas de acordo com a época do ano ou evento que está acontecendo na cidade. Você tira a foto e faz uma contribuição voluntária.

O que fazer na praia de Copacabana?

Forte de Copacabana

Forte de Copacabana oferece uma vista panorâmica da orla e, além disso, abriga o museu histórico do exército. A visita vale muito a pena!

.

Nascer do sol em Copacabana

O nascer do sol na praia de Copacabana é um dos meus preferidos da cidade. Durante a maior parte do ano, o sol nasce de dentro da água, fazendo com que o espetáculo fique ainda mais especial.

Mas se você prefere assistir aquele pôr do sol especial, bem pertinho de Copa esta a pedra do Arpoador, que é palco do pôr do sol mais bonito da cidade.

 

Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi

O poeta e o músico estão bem próximos, no posto 6. A estátua de Drummond está sentada em um banco bem em frente à Rua Francisco Sá.

  • Drummond de Andrade

 

O que fazer próximo à Praia de Copacabana

Se você gosta de praia, além da praia do Leme (que faz parte da mesma faixa de área de Copa), a pouco conhecida praia do Diabo está a poucos quilômetros de distância, entre o forte de Copacabana e a pedra do Arpoador.

Caminhando um pouco mais adiante, chegamos a Ipanema, que é uma das principais praias da cidade e, logo depois, a praia do Leblon, que possui todo o charme mostrado nas novelas da TV.

Praia do Leblon

Se ainda te sobrar fôlego, aproveite para conhecer o mirante do Leblon e, logo depois, a Praia do Vidigal.

Se você não é muito de praia mas gosta de observar o movimento, pertinho de Copa tem a mureta do Leme para apreciar a orla tomando um bom drink ou uma água de coco.

E para os mais animados, vale muito a pena fazer a trilha do Forte do Leme. A vista de cima é panorâmica e maravilhosa. Essa é uma das minhas vistas preferidas da cidade Maravilhosa, valendo muito a pena conhecer.